Yoga
A origem do Yoga, remonta à civilização Harappeana, que teve o seu apogeu há mais de 5.000 anos. Esta civilização, considerada muito avançada, desenvolveu técnicas de urbanismo, arquitectura e arte, que mais tarde foram utilizadas por outros povos, como o Império Romano. Estudava astronomia e matemática, havendo evidências que já confecionavam tecidos e roupas. Harappa, estava situada entre o Noroeste da Índia e o Paquistão. Resquícios arqueológicos, confirmam que os Harappeanos, já praticavam técnicas corporais de Yoga, hoje denominados de Ásanas. A cidade de Harappa declinou e desapareceu, no ano de 1500 a.C., dando origem a uma região dominada pelos Áryas, ou arianos.
No séc. III a.C., um Mestre ariano chamado Pátañjali, escreveu um compêndio sobre Yoga – Yoga Sútra, livro que estabeleceu a codificação do que ficou conhecido como Yoga Clássico, permitindo que esta filosofia fosse oficialmente assimilada pelo Hinduísmo.
A palavra Yoga vem da raiz sânscrita yuj, que significa atrelar, unir, juntar. Uma excelente tradução para a palavra Yoga é união.
Para o praticante, é utilizado o termo yoguin (lê-se yôguin), ou yoguini quando se tratar da mulher.
Conceitualmente o praticante de Yoga – também conhecido como sadhaka aspira atingir três estados:
I – a união consigo mesmo
2– a união com os demais seres
3– a união com o absoluto
O Yoga é uma prática, que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam o controle do stress, ansiedade, dores no corpo e na coluna. A sua prática regular, melhora o equilíbrio e promove a sensação de bem-estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos.
Para conseguir alcançar uma parte dos benefícios do Yoga, aconselha-se uma prática regular de pelo menos 3 meses. O praticante consegue uma maior consciência corporal, transforma o seu pensamento para melhor influenciar a mente, traduzindo em harmonia e equilíbrio no organismo.
Yoga é uma filosofia de Vida!