Reiki
O Reiki é uma filosofia prática de vida. No âmbito terapêutico, actua no campo Bio Energético, sendo a sua principal abordagem, o toque com as mãos. Reiki é amor puro. É amor divino que flui com a ajuda dos nossos corações, das nossas mãos, incondicionalmente. É uma vibração compassiva, que leva luz à escuridão descrente e amor ao coração indiferente. É um amor poderoso, silencioso, que mostra ao ser humano como é um ser maravilhoso. É amor que nutre, dá luz e ajuda a crescer as sementes adormecidas da felicidade.
A origem do Reiki, à semelhança das terapias orientais, é algo incerta. Esta filosofia, existe há milhares de anos, conhecida através de várias escrituras budistas primitivas, que relatam os seus efeitos de cura espiritual. O que hoje é conhecido como Reiki, já seria ensinado na Índia, no tempo de Buda (Siddhartha Gautama 620-543 a.C). No Sec VII, há registos sobre esta técnica, no Tibete, escrito por um dos mais respeitados professores-monges de sua época, Tse Wang Rigzin. A Terapia Reiki, cujo nome em tibetano é Tsi Dup Yang Bod, é a mais antiga prática de cura proveniente da civilização Bör (ou Bon), que era a população nativa do Tibete (há registo dessa civilização pelo menos três mil anos antes de Cristo), anterior também à chegada do Budismo ao Tibete, vindo da Índia. Nos inícios dos anos 20 (1922), Mikao Usui resgata o conhecimento do Reiki, sendo o responsável pela sua introdução no Oriente (Japão) e que rapidamente expandiu por todo o mundo. Em Portugal, o Reiki chega timidamente nos anos 80, tendo posteriormente uma forte divulgação.
Reiki significa:
Energia Universal (Rei = Universal, Ki = energia)
O que é o Reiki?
Resumidamente, poderemos afirmar que Reiki é:
– Um método japonês com um conjunto de técnicas que permitem revitalizar, equilibrar e auxiliar a pessoa no seu processo de cura;
– É possível de utilizar em qualquer lugar, altura ou situação;
– É uma Terapia Complementar, não realiza diagnóstico, não é equiparada às Bio Medicinas ou Medicinas Tradicionais;
– Não exclui as outras medicinas ou terapêuticas, antes pelo contrário, pode ampliar a sua eficácia;
– Enquanto prática tem técnicas de auto-ajuda com vista ao crescimento pessoal, além da possibilidade de auto-tratamento.
Para compreendermos o que é o Reiki, temos que compreender que tudo é energia, o Reiki tem uma perspectiva holística sobre o Homem e a realidade que o rodeia e na qual está inserido. Sendo uma uma terapia complementar e integrativa, onde se depreende que um tratamento é realizado através de uma técnica de contacto leve ou, ou mesmo sem contacto, do local afectado no corpo ou seguindo um processo de tratamento que visa a aplicação em várias partes do corpo, sempre respeitando a integridade do utente. Esta técnica visa realinhar o fluxo de energia vital, trazendo o equilíbrio energético ao corpo e uma sensação de bem-estar geral, conforme é ilustrado pela GALE ENCYCLOPEDIA OF ALTERNATIVE MEDICINE. Reiki é também uma terapia profilática, levando o praticante ou o utente a encontrar o seu equilíbrio vital, auxiliando-o a reagir melhor às condições propícias à doença e é, também, um excelente suporte para cuidados paliativos. O Reiki tem vindo a ser integrado em vários hospitais no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, como uma terapêutica complementar. No Hospital de Hartford, o Reiki é definido como uma técnica japonesa de para redução de stress e relaxamento, que compreende que tudo no Universo é feito de energia e que a mesma flui à nossa volta e dentro de nós. O Programa de Voluntários de Reiki do HOSPITAL de HARTFORD recebeu as honras do prémio “ASDVS Extraordinary Program”. Em Portugal, foi realizado um estudo de 2 anos, no Hospital São João do Porto, a utentes oncológicos, pela Enfermeira e mestre de Reiki Zilda Alarcão.
Como funciona o Reiki?
O Reiki por si não cura. O efeito do Reiki é o de aumentar a capacidade autocurativa do paciente. Tal pode ocorrer nas seguintes formas:
– Produzindo um profundo estado de relaxação que pode aliviar o stress que sofre, como consequência da sua enfermidade
– Aumentar as defesas do corpo de modo a que ajude a superar, por exemplo, uma infecção, estimulando o seu sistema imunológico
– Aliviar estados de depressão e cansaço
– Eliminar ou reduzir os efeitos secundários de fármacos, sobretudo da quimioterapia
– Potencia o efeito benéfico dos fármacos quando um paciente não está a responder ao tratamento;
– Acelerar a eliminação de toxinas da anestesia e fármacos empregues;
– Reduzir a ansiedade antes de uma intervenção cirúrgica ou química;
– Aumentar a sua capacidade de recuperação depois de uma intervenção.
Como se aplica um tratamento de Reiki?
– Pode ser aplicado ao paciente estando ele sentado ou deitado, sempre com a roupa vestida.
– O praticante passa as suas mãos sobre o paciente em determinadas posições, sem exercer pressão ou manipulação de algum tipo.
– O praticante pode pousar as suas mãos em pontos que o paciente peça, caso tenha dores, mas seguindo um rigoroso código de ética
– As sessões podem durar entre 30 minutos e 1 hora e meia, dependendo das necessidades do paciente.