Hipnoterapia clínica

O que é a Hipnoterapia?
A Hipnoterapia é o uso terapêutico da hipnose, com o objectivo de promover a saúde e o bem-estar do ser humano. Reconhecida como método científico pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a hipnose é uma técnica utilizada no tratamento de doenças físicas e psicológicas. Sendo um estado de consciência alterado, durante este processo, o paciente encontra-se num estado de relaxamento profundo físico e emocional. A hipnose é uma técnica terapêutica, que através da indução a um estado de relaxamento profundo (respiração profunda e relaxamento muscular progressivo), permite aceder às memórias mais residuais, permitindo ampliar a consciência sobre si, sobre o seu estado emocional, ajudando a promover a dissolução dos bloqueios internos; progredir a libertação do uso de substâncias (tabaco, álcool, estupefacientes,…); transformação de estados de ansiedade, medo/fobias.
Esta técnica, permite que os resultados sejam visíveis nos primeiros tratamentos, proporcionando maior foco e reforço interno, no objectivo a conquistar.
Contrariamente ao pensamento comum, um paciente em estado de hipnose, está consciente, motivo pelo qual, as sugestões/reprogramações, estarão de acordo com a vontade e objectivo terapêutico, respeitando os seus valores e princípios. Poder-se-á equiparar, ao estado em que estamos quase a adormecer, sendo um estado intermédio que permite o acesso ao subconsciente. É neste estado, que as ondas cerebrais abrandam, entrando assim no denominado campo “Alfa” (cuja frequência varia entre os 8 e 13Hertz/segundo). No estado de vigília ou “normal”, as ondas cerebrais apresentam uma frequência entre os 25 a 100Hz, permitindo que o cérebro humano, no seu pleno funcionamento, quer no sistema nervoso central (composto pelo cérebro propriamente dito e na medula), quer no sistema periférico (composto por gânglios e raízes nervosas) assumam o controlo pleno do movimento, emoções, memória, discernimento, etc
A hipnoterapia é uma técnica profissional, que deverá ser desempenhada por um profissional devidamente habilitado, que permite o tratamento nas seguintes situações:
  • Ansiedade;
  • Gestão de níveis de stress elevados;
  • Fobias e ataques de pânico;
  • Hiperactividade;
  • Luto/Separações;
  • Depressão;
  • Disfunções sexuais;
  • Dependências (tabaco; álcool; drogas; sexo);
  • Perda de peso;
  • Promoção de hábitos de vida saudáveis (alimentação/exercício físico);
  • Hipnose Regressiva (Geralmente à infância, mas podendo acontecer a vidas passadas).
Processo Terapêutico
Inicialmente, há uma primeira sessão que permite estabelecer a empatia entre o terapeuta e paciente, fundamental para o sucesso terapêutico, onde são recolhidos os dados relevantes que promovam o sucesso do tratamento pretendido (anamnese).
Posteriormente, dar-se-á início ao processo terapêutico, contextualizando o início do problema, qual o impacto na vida, expectativas e motivação para a mudança/cura. O número de sessões necessárias, varia de acordo com o processo do paciente. O objectivo não é que o paciente fique dependente da terapia, mas sim respeitar o seu ritmo biológico. Apresenta resultados verdadeiramente surpreendentes, considerando que a terapia opera ao nível do subconsciente, sugestionando para melhores práticas de vida.
Menu