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Associação de Cultura Yôga Braga Rita Gonçalves

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Origem e Benefícios

Pilates é um método de controle muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920.  Joseph Pilates (1880-1967) foi um alemão que sofreu, durante a infância, de raquitismo, asma e febre reumática. Tais acontecimentos levaram-no a interessar-se pelo estudo da anatomia e fisiologia humana e dos fundamentos de medicina oriental. Através do seu trabalho e para evitar passar o resto da vida dependente de uma cadeira de rodas, desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram a levar uma vida longa e sã.

A maioria dos exercícios são executados com a pessoa deitada atendendo tratar-se de um conjunto de exercícios controlados, pausados e metódicos, através dos quais se exercitam todos os músculos do corpo. Proporciona elasticidade e flexibilidade (possibilita movimentos mais harmoniosos), define e tonifica o corpo e ajuda-nos a conhecê-lo melhor. Para além disso, atua também ao nível psíquico, melhorando o autoconhecimento e diminuindo os níveis de ansiedade e stress.

Actualmente, é uma técnica reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral. Um Estúdio de Pilates é normalmente o local onde se pratica Pilates no chão (Mat Work) e em Grandes e Pequenos Aparelhos. O aparelho mais conhecido de todos é o Reformer. Eventualmente um estúdio completo de Pilates inclui aparelhos como o Cadillac, Wunda Chair, High "Electric" Chair, Spine Corrector, Ladder Barrel e Pedi-Pole.

Entre as inúmeras vantagens do pilates, são de destacar o aumento da flexibilidade, a activação dos músculos do tronco, em especial os das costas (que desta forma evitam contracturas) e a melhoria da estabilidade pélvica e lombar, o que contribui para uma melhor postura, sem dores nas costas.

Para além disso, este método é um fantástico aliado contra o stress diário.

Mas não é necessário ter uma doença concreta para praticar pilates. Este faz bem a qualquer pessoa e, para além disso, ajuda a equilibrar a mente!